Por que as melheres não tocam na Congregação Cristã no Brasil? (Uma análise Doutrinária)
Introdução
A Congregação Cristã no Brasil chegou em território nacional em 1910 sendo liderado pelo irmão e ancião Louis Franciscon. No começo da obra de Deus não havia orquestra e algumas salas de orações possuiam apenas harmônio, um instrumento de teclas na qual seu som é bem semelhante ao acordeon.
"Em Maio de 1932 Deus fez saber a seu servo Louis Fransciscon que convocasse uma reunião com anciões, diáconos junto com a participação de um grupo de jovens para poder apresentar em oração a necessidade de formação de um conjunto musical". (Histórico musical da Congregação Cristã no Brasil, Pág. 1, páragrafo 3).
Com a confirmação de Deus por divina revelação muitos se interessaram em iniciar os estudos musicais, formando-se assim, as primeiras orquestras. A parte musical cresceu e integrou-se na obra de Deus.
Neste trabalho irei mostrar a vocês a importância da orquestra na Congregação Cristã no Brasil e do tão discutido caso de as mulheres não poderem tocar nas igrejas.
Qualquer um que frequenta a Congregação Cristã no Brasil (CCB) sempre se encanta com a orquestra que existe em seu meio. Uma orquestra a onde pessoas se voluntáriaram para poder tocar os sacros hinos que é cantado pela querida irmandade em um lindo canto Congregacional. Violinos, flautas, clarinetes, tubas, fagotes, eufônios, saxofônes, dentre muitos outros instrumentos que compõem a orquestra da CCB que se caracteriza pelo seu tamanho (em quantidade) dentro desta igreja.
Mas, se passarmos um olhar mais atento sobre a orquestra perceberemos que ela é compósta majoritalmente por homens. E aí temos a frequente pergunta "Por que só homens tocam na orquestra aqui no Brasil?".
Antes de respondermos essa pergunta temos que voltar á alguns anos atrás quando a orquestra ainda estava em desenvolvimento.
Orquestra CCB: A maior do mundo
No ano de 1952, 20 anos após a intrudução de grupos musicais na igreja a orquestra CCB cresceu de uma forma alarmante que Louis Fransciscon e outros anciões que foram destinados a esta parte fizeram uma reunião extraordinária para discutirem acerca do crescente número de músicos nas casas de orações.
Uma confêrencia anual de 1952 declarou que não havia necessidade de tantos músicos assim, por isso neste ano as poucas mulheres que participavam da orquestra foram retiradas do meio misical e ficando apenas com o canto e o órgão eletrônico.
Agora muitos perguntam: Por que? Ora a explicação é simples. O intuito da orquestra é apenas auxiliar a irmandade no cantar dos hinos.
"Objetivando o tamanho da Orquestra é necessário 10% do número total de irmandade de uma igreja". (MOO 1° Ed, Pág.40, 5° ponto)
A orquestra ajuda a irmandade no cantar dos hinos, e a irmandade por sua vez tem que sobresair os instrumentos, ou seja, a voz da irmandade é o principal instrumento da CCB. Os instrumentos não podem sobresair a voz da igreja.
Esta conferência que Louis e outros fizeram tinha por objetivo conter o exagerado números de músicos dentro de uma igreja, pois o intuito da orquestra é ajudar e não lotar uma casa de oração com os instrumentos.
Mas com o passar dos anos o número de músicos não parava de crescer, muitas reuniões em torno deste assunto perdurou por décadas. Tentaram diminuir a sonoridade da orquestra retirando do meio musical alguns instrumentos que eram extremamente altos para assim proporcionar à irmandade uma melodia mais suave e doce e menos barulhenta.
"Para um perfeito equilíbrio sonoro, a quantidade ideal de instrumentos em cada família conforme padrão sinfônico é: 50% cordas, 25%madeiras e 25%metais". (MTS 2°ed, pág. 86, parágrafo 3°)
Tais instrumentos como o: sax-superbaixo, sousafone, sax-barítono em MIb, flautin, dentre outros, precisaram ser retirados para não terem que colocar uma restrição de músicos dentro das igrejas.
Mesmo assim a orquestra não parava de crescer e em 2010 a CCB contava com 500.000 mil músicos e em 2018 seu número aumentou para 600.000 mil tornando-se assim a maior orquestra sinfônica do mundo.
" Os Hinos de Louvores e Súplicas a Deus devem ser sempre entoados de forma sacra e com reverência a Deus, observando-se estritamente a poesia e o texto musical, sem modificações, ornamentos ou floreados. A orquestra na Congregação Cristã no Brasil tem como objetivo auxiliar a irmandade a cantar com esse sentimento". (Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, Ed N° 5, parágrafo 1°)
Por que mulheres de outros países participam da orquestra?
Diferentemente do Brasil os outros países permitem mulheres em suas orquestra por causa da necessidades de se ter instrumentos nos cultos.
Veja por exemplo alguns países possuem apenas 1 casa de oração em todo o território nacional, como no caso da(o): Líbano, Escócia, Fiji, etc, neste caso como a necessidade é a nivel nacional as mulheres são permitidas a tocarem na orquestra.
Segundo o relatório da CCB de 2020 o Brasil já conta com 20.283 casas de orações e é o país com o maior número de Congregações no mundo.
O Brasil possuem algumas igrejas que necessitam de músicos na litúrgia CCB e isto é bem evidente, mas no caso do Brasil são poucas as casas de orações que ocorrem isso e a necessidade aqui não é a nível nacional e sim local.
Em outros países a onde o número de casas de orações são bem volumosas como nos EUA, Itália, África... acontece o seguinte, ambos os sexo podem participar da orquestra, mas apenas não querem.
"Quando fui pros Estados Únidos e cheguei lá achei que iria encontrar uma orquestra grande e glóriosa como a daqui do Brasil. Me enganei, pra ter que ir em um ensaio lá você precisa andar de 100 a 150km. (Relato de nossa irmã Paula).
É isso aí irmandade, em países do exterior: ensaios, reuniões da mocidade, batismos não ocorre com tanta frequência como no Brasil. Estamos acostumados a sempre termos ensaio aqui e outro acolá, batismo todo mês, reuniões da mocidade lotada. Nos EUA em um ensaio regional "cheio" o máximo de músicos que você vai encontrar é de 200 á 250 músicos. Aqui no Brasil temos ensaios com até 3.000 mil músicos.
Órgão: o instrumento mais importante da CCB.
O órgão eletrônico é muito importe para as igrejas CCB, pois é o único instrumento que pode substituir uma orquestra inteira dentro de uma casa de oração.
"Dadas as suas características acústicas e técnicas, o órgão é ideal para acompanhar vozes humanas, quer uma assembléia, um coro ou um cantor solista como para tocar um solo, um concerto ou substituindo uma orquestra. Por essa razão o órgão ao longo dos séculos adquiriu uma forte índole sacra". (Moo 1° Ed, Pág 14, parágrafo 3°)
Por isso é necessário anos a mais de estudos para executa-lo, pois você não usará somente técnica, mas também disposição, raciocínio, execução mental e leitura multifocal. O órgão é o único instrumento capaz de executar as 4 vozes: soprano, contralto, tenor e baixo.
Ele é o instrumento que vai a frente dos demais pois fará a introdução dos hinos e é o único que pode ser tocado antes do começo do culto (faz o meia hora).
As órganistas do Brasil inteiro tem o privilégio de terem em suas mãos uma orquestra inteira.
Órganistas do mundo inteiro: Quando forem tocar o órgão não vejam como apenas a execução de um órgão, mas sim que vocês estão tangendo um sax, uma flauta, um trombone, uma viola, um oboé.
Então mulheres não podem tocar outros instrumentos além do órgão?
Sim, podem, mas não nas orquestras da Congregação pelos vários motivos mostrados neste postêr. Elas podem:
· Tocar em casa
· Conservatórios
· Cursos músicais
· Orquestra sinfônicas como: a de Brasília, São Paulo, etc.
Muitas aprendem outros instrumentos para tocarem fora do país. Algumas foram para outros países e relataram que tiveram experiências únicas.
Conclusão
Neste trabalho apresentei o meu ponto de vista acerca da orquestra CCB e seu polêmico caso de as mulheres não poderem tocar aqui no Brasil.
Mostrei a importância da orquestra na igreja e do tão disputado órgão eletrônico.
Referências
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. Método de Teoria e Solfejo. 2° Edição, 2014.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. Manual de Orientação Orquestral. 1° Edição, 2017.
HINOS DE LOUVORES E SÚPLICAS A DEUS. Livro número 5, 2012.
HISTÓRICO MUSICAL E INSTRUÇÕES REGULAMENTARES PARA ORQUESTRAS. Edição 2006.
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